top of page

Caso Clínico - Dra. Angelita Freitas

Por Dra. Angelita Freitas - (@angelita.freitasdiogomoraes)

 

A endodontista @angelita.freitasdiogomoraes compartilhou conosco esse caso de rizogênese incompleta e olha só o resultado através do depoimento dela👇


“3 meses de evolução. Revascularização pulpar é um tratamento alternativo à apicificações convencionais em dentes com rizogênese incompleta.


Ela visa a reparação do complexo dentino-pulpar, pois sendo a polpa de natureza conjuntiva especializada a sua reconstrução se faz pela angiogênese e migração celular, resultando na formação de tecido SEMELHANTE à polpa dental dentro do canal radicular após a indução de um coágulo sanguíneo, podendo levar não só a resolução da sintomatologia como a cicatrização de lesões periapicais, além de permitir o aumento do comprimento e da espessura da raiz.


📍Paciente sexo masculino, 8 anos, foi encaminhado para o tratamento endodôntico do elemento 21, devido extensa cárie e sintomatologia bastante dolorosa.


Em acordo com os pais, optamos em realizar o tratamento de revascularização, após 2 trocas de medicação intra-canal com hidróxido de cálcio P.A.


Na terceira sessão, foi estimulado o sangramento apical para formação de um coágulo e em seguida foi colocado um tampão de cimento bioestimulador cimmo HD Reparador @cimmo_pbs, ocupando o terço cervical do canal radicular, finalizando com restauração definitiva em resina composta sobre o cimento reparador.


No acompanhamento clínico e radiográfico após 3 meses de evolução, o paciente ganhou 1mm em proporção dimensional da raiz e apresenta sensibilidade ao teste térmico.


As proservações continuarão sendo realizadas a cada 6 meses nos próximos 2 anos e depois anualmente. A restauração em resina composta foi realizada com sucesso pela dra. @luandaluciano especialista em Dentística.”


3 meses de evolução com um resultado magnífico!





Essa é a nova era da odontologia em conjunto com grandes profissionais que prezam por salvar dentes.



Conte sempre conosco para continuar sua caminhada na endodontia. Quer saber mais sobre nossos cimentos biocerâmicos, clique no botão logo abaixo.



21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page