top of page

Caso Clínico - Dr. Danilo Campos

Atualizado: 6 de set. de 2022

Por Dr. Danilo de Luca Campos (@danilocampos.endodontia) "Do stories para o feed! Hoje venho fazer o relato desse caso clínico atípico do dente 37! Paciente compareceu ao consultório com quadro de pulpite aguda irreversível no dente 37 com dor constante, pulsátil, hiperestimulada ao frio e ao quente."

Clinicamente, apresentava uma ampla lesão de cárie oclusal.

Paciente jovem (20 anos) e saudável.


Após a radiografia inicial, veio a surpresa, uma grande reabsorção radicular externa, com amplo comprometimento tanto da raiz mesial quanto da raiz distal.


Periodonto saudável, sem profundidade de sondagem e sem uma mobilidade preocupante.


Buscando o histórico clínico do paciente, ele relata ter utilizado aparelho anos atrás, mas fora isso, nenhuma outra possibilidade causal para essa grande reabsorção.


Explicado as possibilidades ao paciente, ele decidiu tentar a manutenção do mesmo.


Primeiro consulta foi para sanar a dor do paciente..aquele típico "dente quente", difícil anestesiar...abundante sangramento...depois de muito limpar o tecido pulpar, consegui colocar hidróxido de cálcio PA na apical e ultracal nos canais e selei provisoriamente. Solicitei tomografia para avaliar extensão das reabsorçoes.


Caso planejado, segunda consulta foi a finalização da modelagem, e obturação dos 3 canais com cimento biocerâmico CIMMO HP Obturador e selamento provisório em resina e encaminhado para colega indicadora


Satisfeito com o resultado e orientado paciente a acompanhar esse dente anualmente para avaliar evolução do caso.


No meu ponto de vista, favorável, pois tecido pulpar estava inflamado, ou seja, livre de contaminantes.


Seguimos salvando dentes!




146 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page